“O governo do Belize não nos deixa parar no caminho. Ou fazem a viagem completa até Belize City, ou ficam na fronteira. A escolha é vossa”, disse-nos, com ar de quem se está nas tintas, o motoritsa do shutle que nos levaria da Guatemala até ao próximo destino.

Para não termos de voltar uma hora atrás no percurso, queríamos sair em Belmopan. Na verdade, iríamos poupar uma hora para cada lado. Depois de confirmar com as autoridades na fronteira, tivemos a certeza de que não era mesmo possível parar. Regras…

Perante o ar incrédulo dos outros passageiros, optamos, evidentemente, por ficar apeados. Na fronteira. Nós e uma japonesa. A uns 50 metros de nos, andava em círculos. Perdida. Tinha demorado muito com o processo do visa e o seu transporte partiu. Foi-se. Confirmamos que estava tão enrascada quanto nós.

Prescindimos da “ajuda” dos táxis. “Vamos apanhar boleia”, dissemos-lhes. “Boa sorte”, com sorriso quase trocista, era a resposta inevitável.

Os minutos passaram. Carros ou camiões não. À vez, os taxistas continuam a vir até nós. Finalmente, contrariados, lá acedemos a pagar um para viagem de quatro quilómetros até primeira aldeia. Resgatamos Jim e pouco depois já estávamos no primeiro autocarro.

O terminal de bus da primeira troca era minúsculo. E havia poucos transportes. Só mais tarde percebemos que Belmopan era MESMO a capital. Taxistas insistiam que era melhor usar os sues serviços para chegarmos a Placencia. “Paciência, mas não. Aguentamos”.

Enquanto comprávamos fruta, ficamos a saber que sobram salvadorenhos no Belize. “Com a guerra, viemos muitos para cá”, diz doña Dulce, uma das comerciantes locais.

Jim já tinha seguido para Belize City. Nós mudamos de direcção. Ao som de raggae no autocarro, juraríamos estar na Jamaica. Nem faltaram rastas entre os passageiros. E os vendedores de 

todo o tipo de comida. O Belize nem 400 000 habitantes tem. Bus à pinha era problema que não se colocava.

Chegados a Independencia, fácil foi perceber que não poderíamos dormir aqui. Uma rua. Meia dúzia de casas. Um supermercado. Nada para fazer. Minutos depois, já no táxi-boat para a ilha no nosso sonho imediato.

Exibições: 81

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço