CULTURA: Uma Casa de Campo, em pleno centro de Lisboa

PASSATEMPO: Se quiser ir assistir à peça, participe no nosso passatempo com uma frase inspirada! Como participar?

“Onde é que nós acabamos como seres humanos e começamos como personagens?” Frederico Corado

A “Casa de Campo” é uma peça de teatro sobre teatro. O que é ficção? O que é realidade? Onde termina a personagem e começa o actor? Onde acaba o amor e nasce a desilusão?


Esta é uma história absurda, recheada de surpresas, que certamente irá fazer o público rir. Uma comédia romântica, que aborda as temáticas mais corriqueiras e conhecidas de todos nós: as relações amorosas, as inquietações e frustrações humanas. É uma história de vidas: de três casais e um escritor.

Uma casa de campo. Sintra. Estorninhos. Um diário escondido. Emoções à flor da pele. Estorninhos novamente. Estes são os ingredientes suficientes para fazer ferver um enredo que o vai pregar à cadeira da plateia do Teatro Villaret.
São cinquenta minutos de surpresas atrás de surpresas, baseadas em histórias que ressoam em cada um de todos nós. Contradições, traições, segredos e mentiras. Baseada em contos do Woody Allen e de outros autores como Ingmar Bergman, a “Casa de Campo” é uma peça sobre amor e sobre teatro, sobre pessoas e sobre personagens, que ganham vida e vontade próprias.


O MyGuide conversou com José Raposo, um dos protagonistas da “Casa de Campo” e com Frederico Corado, encenador e cenógrafo deste projeto que estará em cena, até ao dia 30 de Março, no Teatro Villaret.


Como surgiu a ideia de fazer a “Casa de Campo”?

José Raposo: O Miguel (Raposo) teve esta ideia, na praia. Estivemos a ler uns contos do Woody Allen. A “Casa de Campo” não é nenhuma adaptação de nenhum texto em concreto do Woody Allen, foi inspirado em vários autores, sendo que este era um autor de quem o Miguel gostava muito, e todos nós também. Inspirámo-nos ali para fazer um esboço daquilo que hoje é a “Casa de Campo”. O Miguel foi escrevendo e falámos logo com o Frederico, na hipótese de nos dirigir.


Frederico Corado: Foi um grande impulso. É a primeira peça que eu enceno no Teatro Villaret. Até agora tenho encenado coisas com vários actores, desde a experiência em teatro comunitário no Cartaxo, a outros projetos, mas muito mais na vertente do teatro independente. Encenar um espectáculo com esta visibilidade e desta envergadura, com actores como o José Raposo e o Joaquim Nicolau, é de facto a primeira vez.


Como foi o processo de construção da peça?

Frederico Corado: A construção deste projeto deu-se ao longo de quatro meses de trabalho, em que começámos à mesa das nossas casas, com um esqueleto de um texto, que foi constantemente alterado, e em que cada um de nós dava sugestões. Falava-se no Woody Allen, mas também falávamos do Bergman ou do Almodóvar, passando por muitas outras influências que existem neste espetáculo. É uma comédia romântica, sobre traições e infidelidades. É uma história de vida, completamente absurda. A peça é sobre teatro, sobre relações humanas e amorosas. No fundo, a “Casa de Campo” é sobre o complicado mundo das relações interpessoais. Mas é também, sobre o processo de construção teatral, e sobre o que temos de mais frágil enquanto seres humanos.
Onde é que nós acabamos como seres humanos e começamos como personagens?

José Raposo: Acima de tudo o que é extraordinário nesta peça, é que estamos a falar de personagens, escritas por um autor, que às tantas irrompe pela peça adentro. É um espectáculo muito abrangente que chega a vários tipos de público. 

Frederico Corado: É engraçado que as pessoas são selectivas. Há sempre alguém a reflectir-se em algumas das personagens.

Até que ponto a comédia ajuda o público a lidar com as questões mais complicadas da vida?

José Raposo: Eu acho que o humor é o melhor veículo de transmitir seja o que for. Sempre achei isso. De facto, tenho feito muito mais comédia, porque sou mais solicitado para tal, mas também porque considero que seja a melhor forma para transmitir qualquer tipo de temática.

Frederico Corado: Penso que esta peça é uma verdadeira sessão de psicoterapia. 

José Raposo: Acima de tudo é uma peça de contradições, nós vivemos todos em constantes paradoxos. O ser humano é assim. O próprio processo de construção da peça, foi uma grande contradição. Estes quatros meses foram não só a descoberta de um caminho, mas também a confrontação com as dificuldades de produção, que atrasaram a estreia da Casa de Campo.

Porquê a escolha do horário às 19:30?

José Raposo: Sendo uma peça que dura cerca de uma hora, começa às 19:30 e acaba às 20:30. É um conceito novo, a seguir pode-se ir jantar. No fundo quisemos fazer o que se faz em Inglaterra, em França e noutros países europeus. Queremos dar a possibilidade das pessoas saírem directamente do trabalho, assistirem a uma peça de teatro e a seguir estarem livres cedo para fazerem o que quiserem.

Como surgiu a ideia do cenário?

Frederico Corado: Toda a acção se desenrola dentro da estrutura da casa. A peça é sobre desconstrução teatral, a intenção é desconstruir também a própria casa. No fundo é um cenário inacabado que simboliza o esqueleto das relações humanas. Mistura mobiliário contemporâneo com antiguidades portuguesas.

Casa de Campo às 19:30 e “Isto É Que Me Dói” às 21:30. José Raposo, como é o processo de “despe e veste” das diferentes personagens?

José Raposo: Não é complicado. Tenho um espaço de uma hora, entre o final de uma peça e começo de outra. Eu fiz muita revista à portuguesa, e não tinha uma hora para despir e vestir os personagens, tinha um minuto, segundos às vezes, em que fazíamos personagens, umas atrás das outras. E não era só despir literalmente a roupa, mas também a personagem, e aí sim, é o género de representação mais difícil que eu experimentei até hoje. Aqui não, porque temos um certo tempo. Um actor veste a personagem no momento em que vai entrar em palco, ou no plateau. Claro que há preparações e tempos de concentração. São personagens diferentes de facto, mas esse é que é o gozo de um actor, poder fazer personagens completamente diferentes.


Numa temporada em que o que está a dar é combater as vicissitudes da vida com um sorriso, o Teatro Villaret faz jus ao seu fundador, Raúl Solnado, com duas comédias em cena: “Casa de Campo” de quinta a sábado, num horário inovador, às 19:30, e “Isto É Que Me Dói”, nos mesmos dias às 21:30, e aos domingo às 16:00.

Exibições: 600

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço