GASTRONOMIA: A dona Bela e os seus petiscos

Foi num domingo à noite que conheci a casa da dona Bela. Instalado na Rua dos Remédios, este espaço fica um bocadinho escondido para quem não conhece a zona. Nós chegámos uns minutos depois da meia-noite.

Foi uma noite dedicada a Lisboa. Passeámos pela Mouraria, jantámos no Intendente e seguimos para uma sessão de cinema ao ar livre, no Espaço Mouraria um sítio fantástico e desconhecido para mim, mesmo ali debaixo do nosso nariz. Um filme do Woody Allen depois, demos por nós naquele momento indeciso da noite: “e agora para onde vamos?”.. Bacalhoeiro? Trobadores? Na..na…estão fechados ao domingo. "Porque não vamos à Bela ouvir um fado?" Ora bem, vamos sim senhor e com sorte ainda apanhamos a Gisela João, menina-mulher, com voz furacão. Subindo a Rua dos Remédios…aproximámo-nos da entrada da Bela, que estava à pinha e transbordava pessoas para a rua….luzes apagadas e "silêncio que se estava a cantar o fado". Quem não conhecia o lugar pensaria como eu: “bem será impossível encontrar lugar, neste cubículo cheio de gente apaixonada por um serão bem português”. Empoleirámo-nos, esticámos o pescoço, mas o campo de visão era minúsculo. No “intervalo”, ligaram-se as luzes, e várias pessoas acumuladas lá de dentro saíram para fumar um cigarro, apanhar ar, ou para tomar outro rumo. Nós entrámos em fila indiana, ajeitando-nos como podíamos no espaço, e vislumbrámos uma mesa vaga. Como predadores que olham para a sua presa, atacámos a tal mesita rodeada de bancos com quatro pernas. Mandámos vir um chouriço assado e um vinho tinto da casa. Como disse o Davide Pinheiro noutro jantar em que o levei lá, “os comes vinham nos bebes”, a ementa vinha colada à garrafa do elixir tinto da casa. O chouriço chega à mesa numa taça inflamada e nós fomos logo seduzidos pelo cheiro apetitoso. De repente, as luzes baixam e shhhhh, “silêncio que se vai cantar o fado”! Era a Gisela João.

Olhei em volta e observei toda a gente que a admirava: grupos de amigos, casais, famílias. Alguns tinham lágrimas a rasar os olhos, outros suspiravam de relaxamento, quase em momento meditativo, e havia ainda outros que encostavam a cabeça num ombro amigo.

Apesar de não conhecermos ninguém para além do nosso grupo, sentíamo-nos em casa e em família. Estávamos na mesma onda, sincronizados pela melodia do fado e pelos mimos da bonita anfitriã Bela. Os olhares trocavam-se e entendiam-se. Ali tudo era reciproco. 

A Bela é a alma da casa e ninguém lhe tira o lugar. É impressionante como algumas pessoas nasceram para juntar outras, e trazer ao de cima o que há de melhor nelas. Aqui fica a sugestão de um espaço aparte, onde nunca se sentirá de parte. Aqui uma noite será sempre em “família”, alimentada por boa música, bons petiscos e boa energia.

Morada: Rua dos Remédios, nº190, Alfama, Lisboa
Tel.: +351 926 077 511
Site Bela e Petiscos
Horário: Todos os dias, das 20h:00 às 04:00

Exibições: 1126

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço