A Quinta da Regaleira, em Sintra, apresenta-se como um espaço verdadeiramente mítico que convida à reflexão e à exploração das mais profundas sensações
Patamar dos Deuses
Grutas do Labirinto
As grutas do labirinto são grutas artificiais, totalmente construídas por Manini e Carvalho Monteiro.Banco do 515
O banco do 515 tem Beatriz (da Divina Comédia de Dante) no centro, cinco unidades frontais de cada lado, sendo que as sextas estão de lado. Este número 6 remete-nos para o 616, mais vulgar e recentemente conhecido por 666. Como muitos dos cenários da Quinta da Regaleira, também este banco foi inspirado pela Divina Comédia. Beatriz, a mulher representada ao centro, terá feito uma profecia em que viria um mensageiro de Deus, que seria o 515, para combater o mensageiro da besta, o 616.Fonte da Abundância
Em frente à Fonte da Abundância encontramos um espaço de reunião, em que um grande banco disposto em semi-círculo, com um trono no meio, está em frente a um altar. Este seria um espaço de encontro, algo “sagrado”, em que todas as pessoas no banco têm a mesma importância, à excepção do sujeito sentado no trono.Portal dos Guardiães
O Portal dos Guardiães é um espaço amplo, uma espécie de terraço, que proporcionou a Carvalho Monteiro a criação de um teatro na sua própria propriedade. Havia um espaço destinado à plateia, criando um anfiteatro, com uma acústica adequada.
Este portal consiste num túnel, que leva a meio do poço iniciático, guardado por dois tritões. Surgem novamente as referências à mitologia uma vez que, na Divina Comédia, Cérbero aparece como guardião da entrada do inferno. Na Regaleira, o poço tem uma ideia de inferioridade e, à semelhança da obra clássica, guardiões a protegê-lo.
No meio destes dois tritões, está um búzio que, por sua vez, tem outro búzio mais pequeno no seu interior, surgindo como uma analogia ao útero e/ou ao ouvido interno. De facto, em alguns rituais inciáticos (sempre muito presentes na Regaleira), a audição era essencial, como elemento primordial da criação.
Poço Iniciático
Na época de Carvalho Monteiro, a porta que levava ao Poço Iniciático só podia ser aberta com um mecanismo próprio, que tinha de ser encontrado e consequentemente accionado. No entanto, a partir desse momento, não seria necessário qualquer esforço físico adicional, mas surge a necessidade de um esforço intelectual. É necessário perdermos os instintos materiais e primários e cedermos à condição de seres racionais que somos. A luz representaria a sabedoria e o conhecimento, enquanto a escuridão representaria a ignorância.
Se virmos o poço de cima, reparamos numa rosa dos ventos, que orientaria os iniciados. Simulando o centro do universo, o poço oferece quatro saídas ou direcções, sendo que a que leva à luz é a saída a Este.
É necessária a passagem pelos quatro elementos. Após a passagem pela terra, encontramos o ar em cima, a água numa ânfora e o fogo seria a luz do Sol. Esta passagem é encarada como uma purificação.
A saída representa uma escolha, sendo que as opções são várias, mas livres.
Os níveis do poço, que são nove, são uma outra referência à Divina Comédia e os níveis ou patamares correspondem aos níveis das iniciações.
Em termos de interpretação de numerologia, o 9 tem uma carga simbólica muito forte: o nove, sendo o último da série dos algarismos, anuncia ao mesmo tempo um fim e um recomeço, isto é, uma transposição para um novo plano. Encontrar-se-ia aqui outra vez a ideia de novo nascimento e de germinação, ao mesmo tempo que a ideia de morte; (...) o último do algarismos do universo manifestado, o nove abre a fase das transmutações. Exprime o fim de um ciclo, o acabamento de um percurso, o fecho do círculo.
As grutas
Nas grutas, surge uma enorme referência à Alegoria da Caverna (de Platão) em que, para sair da escuridão, não nos podemos deixar levar pela luz mais atractiva e pelo medo. É necessário confiar na própria orientação espiritual e não na visão, pois o corpo é uma prisão da alma. Tem de haver a libertação dos laços que nos prendem ao corpo e à condição animal.
De acordo com Platão, as almas que não conseguem encontrar a iluminação após a morte e a passagem pelos infernos, têm de reencarnar, passando pelo Rio do Esquecimento e perdendo as memórias das vidas passadas.
Gruta da Leda
Esta é uma divisão em forma ogival, em que surge a figura de uma mulher que segura uma pomba, acompanhada de um cisne, que parece mordê-la.
O cisne representa a Ave Solar, acompanhante de Apolo, aquando as suas viagens hiperbóreas. Segundo uma tradição iniciática, o canto do cisne transmite o conhecimento da “língua dos pássaros”, dando acesso à sabedoria e à imortalidade. A pomba na mão representa o espírito e transmite a ideia da Imaculada Conceição, que pode ser vista como uma alusão ao nascimento de Cristo.
Capela
Nesta capela, há um grande ressurgimento da época dos Descobrimentos. A Capela do Espírito Santo é católico-romana e tem referências aos três netos de Carvalho Monteiro, com três painéis.Palácio
Subjacente a todo o imaginário da Regaleira está a opção por um estilo de características nacionais, o manuelino. Esta opção viria a realizar-se numa obra de arte a vários títulos intemporal, isto é, por um lado, resistente à passagem do tempo, por outro, marcada por influências de várias épocas da história da arte e da arquitectura. Esta obra seria assim capaz de manifestar ideias trans-históricas e intemporais. Assinale-se, por exemplo, o Mito do Quinto Império, Idade de Ouro da Humanidade, cujo advento implicaria a colaboração messiânica de Portugal e que poderia ser relacionado com o relato camoniano da Ilha dos Amores.
No Palácio da Regaleira, destaca-se a Sala dos Reis que, dispondo ilustrações dos reis mais importantes para Carvalho Monteiro, revela as preferências monárquicas do mesmo, contendo uma alusão ao Quinto Imperialismo.
A Sala dos Reis liga-se à fundação da nacionalidade e à revelação de Ourique. Haveria que pensar a escolha feita por Carvalho Monteiro e as razões da opção pelas imagens de determinados soberanos em detrimento de outros. Haveria ainda que ponderar a razão da representação completamente diferente de três soberanos: D.Dinis, D.Afonso V e D.Sebastião. De notar ainda que entre as figuras femininas representadas surgem D.Inês de Castro e D.Isabel. A primeira, malograda vítima de um amor interdito pela razão de estado e a segunda associada, juntamente com seu marido, à implantação e difusão do culto do Espírito Santo em Portugal.
Concluindo, a Quinta da Regaleira é um lugar repleto de magia, naturalidade, simbolismo e esoterismo, que não deixa ninguém indiferente.
Representa um ponto de união e equilíbrio entre o corpo e a alma e é um espaço de pensamentos, meditações e reflexões que permite a introspecção, a análise própria e a busca espiritual.
A visita à Quinta da Regaleira é uma viagem a nós mesmos, aos limites e aos conhecimentos de cada um.
O próprio espaço da Quinta pode ser visto como uma ilha, lugar de certo modo fora do tempo e do espaço.
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Local fantástico, pela sua arquitectura é paradisiaco. Já tive a oportunidade de ai vêr uma peça de Teatro, à noite pelo grupo "Fatias de Cá" de Tomar que fazem peças em ambiente natural, Uma maravilha.
O Poço Iniciático é simplesmente fantástico.
É completamente essencial fazer, pelo menos, uma visita guiada à Regaleira.
Vê-se logo com outros olhos e ainda se percebe mais o misticismo do lugar.
Se tivesse que votar nas maravilhas de Portugal, a Regaleira estaria no meu Top 5.
Vale mesmo a pena uma visita. Um dos meus percursos favoritos é descer o poço iniciático, entrar na gruta que liga o poço ao exterior. Segue-se uma caminhada de 5 minutos por um tunel escuro e no fim chega-se a um lugar paradisiaco.
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